Keep Calm And Read The History

A história do cartaz começou na Inglaterra, em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as preocupações eram maiores do que só esperar o fim de semana. Imagine morar em um lugar com sirenes soando a todo o momento e aviões militares sobrevoando a cidade e tudo com o que você pode contar é um cartaz na parede para unir e dar esperança.

Para tranquilizar a população, o recém-criado Ministério da Informação britânico resolveu criar anúncios com frases motivacionais, que deveriam seguir um padrão de design uniforme, contendo uma fonte sofisticada e elegante, acompanhada da imagem da coroa do rei George VI. Três versões foram impressas. A de cor azul dizia “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory.” (“Sua coragem, sua alegria e sua determinação irão nos trazer a vitória”). A verde, “Freedom Is In Peril. Defend It With All You Might” (“A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”). Finalmente, a terceira, em vermelho, trazia a mensagem “Keep Calm And Carry On” (“Tenha Calma e siga em frente”).

Enquanto os dois primeiros cartazes foram distribuídos e imediatamente passaram a estampar portas e janelas, o terceiro, reproduzido em cerca de 2,5 milhões de cópias, ficou guardado para uma situação de crise ou invasão, mas nunca foi veiculado.

O slogan só foi conhecido em 2000 (61 anos depois de ser criado) quando o sebo inglês Bater Books encontrou um cartaz original em uma caixa de volumes comprados em um leilão e enquadrou-o na parede. A imagem só ganhou fama quando uma repórter do jornal inglês The Guardian se apaixonou pela imagem e fez uma matéria sobre ela. O  sucesso foi tão grande que surgiu a ideia de montar um negócio de cópias. O famoso keepcalmcarryon.com.

É bem provável que você já tenha visto uma variação desse cartaz aqui na web. As palavras originais carregam um efeito forte e intenção nobre: de dar esperança. Por outro lado, as cópias que vieram 73 anos depois da criação original fazem parodias engraçadas e divertidas. Temos algumas para dar exemplo.

Tem também este vídeo explicativo, muito bacana, sobre pôster Keep Calm And Carry On. O vídeo está em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s